Provavelmente todos vocês já se depararam com um problema que não parece ter sentido quando a corrente de in-rush dos transformadores da instalação é maior que a corrente de curto circuito no ponto de entrega.
Como o transformador pode gerar correntes maiores que a corrente de curto cicuito?
Na realidade não pode pois a corrente de curto é a máxima corrente fornecida pela fonte, além disto com o aumento da corrente de in-rush existe a queda de tensão da fonte causando limitação das correntes de in-rush.
O transformador na energização se comporta praticamente como o motor de indução (praticamente o mesmo circuito equivalente). O “Brown Book” do IEEE nos diz que o motor de indução se comporta como uma carga de impedância constante. Logo, o transformador também se comporta como uma carga de impedância constante e, dessa forma, o valor da impedância equivalente da corrente inrush é dada por:
Um método é utilizar o critério seguinte, que consiste em se somar as correntes in-rush de projeto, transformar estas correntes em uma impedância Zin tanto o transformador como o motor, na partida, podem ser representados como uma impedância constante – Vide IEEE Std 399, Brown Book, e soma- la a impedância do sistema – Zs
Na tabela a seguir podemos ver as correntes de in-rush para várias configurações e tipos de transformadores.
Tabela de corrente de in-rush conforme ligação do transformador
Correção da corrente de in-rush para a impedância do ponto de entrega
Quando a soma das correntes de in-rush for maior que a corrente de curto circuito a corrente de in-rush real pode ser calculada como segue:
Calcular a impedância de in-rush de cada transformador individualmente.
Para um único transformador :
Para vários transformadores :
Se os transformadores estiverem distantes e a impedância dos cabos forem relevantes somar a impedância do cabos de cada transformador a sua impedância Zin antes de calcular Zint.
Calcular a impedância de Icc3ɸ
Calcular a impedância total no momento do in-rush
Exemplo: uma subestação primaria com 3 transformadores tem as seguintes características:
Trafo 1: Inrush 7321A
Trafo 2: Inrush 670A
Trafo 3 : Inrush 334A
Qual a corrente de inrush real da instalação:
Inrush tota = 8325A
Icc3ɸ = 3347A
Esta corrente de in-rush corrigida e um valor mais próximo da realidade.
Autor:
Eng Henrique Florido Filho
Boa e elucidativa explanação. Grato